sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Um mundo perigoso...

Não resisto a repetir aqui o que escrevi agora no meu blog: Os calvinistas (aqui do partido de jesus) têm muitas coisas em comum com os wahabis, entre as quais uma religião dura, com um deus sem misericórdia nem estabilidade emocional, um puritanismo exacerbado e disfuncional, uma atitude negativa, de recusa do mundo e das coisas que não percebem (como a Evolução, que é uma metáfora da ciência nas lutas deles), uma obsessão pela ordem, pela uniformidade e pela autoridade, e um ódio mesquinho aos que vivem sem medo dum ditador que vive no céu e os pune só a eles.

Tanto os wahabis como os calvinistas constroem a realidade com as coisas que vêem e têm à mão. Os wahabis rezam cinco vezes por dia e vêem deus dar o dinheiro e a liberdade aos americanos; os calvinistas tiveram o presidente, o senado e o congresso durante a maior parte dos últimos 8 anos e estão pobres, perdidos e no meio de uma corrupção inaudita.

Eu acho esta situação perigosa e estava a falar disso a uma amiga minha esta manhã. Ela mandou-me este ‘link’ ao NRC holandês. Parece que não sou só eu.

Sem comentários :