O individualismo é um conceito político moral e social que exprime a afirmação e liberdade do indivíduo frente a um grupo, qualquer que ele seja. Assim sendo, o individualismo é contrário de qualquer forma de totalitarismo, não importa se socialista, fascista, etc...
Existem doutrinas e sistemas de valores mais e menos individualistas. São liberais as doutrinas que prezam bastante o individualismo. São anarquistas as que o prezam ao ponto de considerar que o estado não deveria deter nenhum poder sob o indivíduo: não devia sequer existir.
O socialismo é compatível com isto e com o seu contrário. Isto porque o socialismo corresponde, no sentido restrito, a qualquer sistema de poder sem propriedade privada, e no sentido mais lato a um conjunto vasto de doutrinas para as quais a propriedade privada não é considerada um valor fundamental.
Assim sendo, podemos ter socialismo anarquista, que aliás é o que defendem quase todos aqueles que se dizem "anarquistas", e podemos ter socialismo totalitário, com os exemplos de Estaline e Mao a soarem óbvios. E toda uma gama intermédia que passa pelo socialismo democrático e republicano, e por muitos outros sistemas possíveis.
3 comentários :
"Assim sendo, podemos ter socialismo anarquista, que aliás é o que defendem quase todos aqueles que se dizem "anarquistas","
não sei se isso será verdade. há imensa gente que se identifica com o anarquismo e que não pensa em si mesma como socialista. dou o exemplo de muit@s primitivistas ou d@s autónom@s que me parece não se identificarem dessa forma.
panúrgio:
Podem não se dizer socialistas, mas são contra a propriedade privada, que é o que define o socialismo.
Não chegou a mostrar que existe alguma compatibilidade entre socialismo e liberalismo. Não vejo nenhuma. Se alguém não é livre de ter propriedade como se pode considerar livre? A propriedade individual é uma das liberdades individuais básicas.
Enviar um comentário