quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sondagem quase final

PS 40%, PSD 31.6%, BE 9%, CDS 8.2%, CDU 7.2% (OBN 4%). Se esta sondagem estiver próxima dos resultados finais, o PS ainda pode não ficar longe da maioria absoluta. E basta mais um partido para ter maioria parlamentar.
E, com margem de erro de 3.45%, ninguém arrisca dizer qual será o terceiro partido. O que pode ser importante para decidir o parceiro menor do poder.

12 comentários :

no name disse...

vale a pena recordar as sondagens para as europeias, junto com os resultados das mesmas. achar que o PSD já perdeu, pode sair muito amargo no domingo. até à contagem dos votos, tudo é vindimas!

João Vasco disse...

yup, também me parece.

Acredito que em parte esta subida se deve ao pânico causado pelas sondagens anteriores (que em mim tiveram um impacto significativo quanto à minha atitude).

Se as pessoas respondem a esta de forma oposta, as anteriores podem ter estado mais próximas da realidade.

João Vasco disse...

A sondagem tem uma amostra pequena (800 pessoas) e mais de 30% de indecisos...

João Vasco disse...

Aliás, quase 40%!!

no name disse...

sem dúvida: esta sondagem mostra uma transferência de votos indecisos PS-BE do BE para o PS, preocupados com o empate técnico das sondagens anteriores. se estes novos resultados fizerem esse voto volátil voltar para o BE, a situação de empate técnico pode ser verificada já no domingo, potencialmente com resultados finais desastrosos! cuidado a ler as sondagens!

Ricardo Alves disse...

Este foi o instituto de sondagens que anteriormente deu 16% ao BE. O que era, nitidamente, demais.

Anónimo disse...

Pelo que sei, a margem de erro da sondagem nada diz sobre eventuais empates técnicos. Pode ser que o BE seja mesmo o 3º partido.

Anónimo disse...

Para os valores apresentados e um intervalo de confiança de 95%, na melhor hipótese o PS conquista 105 lugares no parlamento.

http://icon.cat/util/elections/iZuUkaFDPh

Anónimo disse...

No meu último comentário simplesmente roubei os votos ao PSD para os dar ao PS. Na realidade, o melhor caso possível é quando todos os partidos ficam no limite inferior do intervalo de confiança e todos os NS/NR votam PS - nesse caso o PS conquista 117 lugares... Mas é um grande esticão assumir isto tudo.

Ricardo Alves disse...

«a margem de erro da sondagem nada diz sobre eventuais empates técnicos»

O ponto médio continua a ser diferente para os três... e favorável ao BE.

Ricardo Alves disse...

Francisco,
estás a assumir um único círculo de 230 deputados. Na realidade, e a menos que a diferença PS-PSD seja significativa, a distribuição por círculos eleitorais deve favorecer o PSD.

Anónimo disse...

O simulador também não dá para tanto...