Vindo directamente daqui.
Sobre uma guerra extremamente perigosa
Há 4 horas
«entre le fort et le faible, entre le riche et le pauvre, entre le maître et le serviteur, c’est la liberté qui opprime, et la loi qui affranchit.»
(Lacordaire)
9 comentários :
nunca o voto útil foi tão importante como nestas eleições. este irá decidir o vencedor minoritário, ou seja, irá decidir se teremos uma coligação à esquerda ou à direita. este ponto é particularmente importante para os que votam à esquerda: se o bloco e a cdu estão fortes, se o vencedor vai ser minoritário, impõe-se o voto útil para derrotar a direita.
Falácia: O bloco e o cdu só estarão "fortes" se não se "impuser" o voto útil para "derrotar a direita" ( qual direita - a da Matilde de Sousa Franco ? )
espreite-se aqui uma bela ironia sobre o voto útil "de esquerda"
ao não pretender ser omnipotente e controlar todo e qualquer voto, a minha afirmação tem valor estatístico (consulte as letras miudinhas dos resultados das sondagens, vai haver que encontra novidades).
associada à tendência de voto existe também, em segunda ordem, a possibilidade de alteração do sentido de voto. observa-se que bloco e cdu estão fortes independentemente desta margem flutuante (eleitorado potencial que ainda pode alterar o sentido de voto, ou seja, que pode participar no voto útil). assim sendo, e dado o empate técnico ps-psd, existe margem desse eleitorado flutuante (maior no caso do bloco que no caso da cdu) para alterarem o seu sentido de voto, votando ps de forma útil por forma a derrotar o psd, sem prejuízo significativo do crescimento do bloco e da cdu.
quanto à direita a derrotar, essa é, óbviamente, a sua, que já se afirmou convicto do voto útil no psd.
Muito medo! Com o país à beira do colapso económico, um bando de irresponsáveis como os PPDs era o fim da picada.
Sim Filipe, ao pé do colapso económico como diz, mais vale entao manter quem lá está...
ahah filipe, vai-me dizer então que o sócrates não tem culpa neste colapso económico? (e não vale dizer que a crise é internacional, ela já cá estava bem antes de se globalizar - e piorava continuamente com sócrates no poder).
e vai-me dizer que o ps não é uma cambada de irresponsáveis? entre jorges coelhos, mários soares, pinhos... não faltam opções.
A discussão sobre o voto útil é disparatada. Todos os votos são úteis para os partidos que os recebem. E não é o eleitorado hesitante entre PS e BE que decidirá a eleição.
zé gato: o país estava em crescimento antes da crise. de facto, no ano anterior à mesma cresceu mais que nos 3 anos de mfl enquanto ministra... mas, imagino, para si deve ser mais fácil pensar que o verdadeiro responsável pela queda do lehman brothers foi sócrates...
ricardo: sim, a vitória pode ser decidida pelo eleitorado flutuante PS-BE. como ninguém parece ligar ao que escrevo nas caixas, vou fazer um post a explicá-lo...
Só vejo um medo: o pavor da direita perante a subida da esquerda e a possibilidade de o PS se livrar do grande líder, responsável por mais de 4 anos de favores e serviços à direita.
Enviar um comentário