terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O charme discreto da extrema-direita

Naomi Klein publicou esta carta de Friedmann a Pinochet, datada de 1975, que vale a pena ler pelos valores que assume abertamente.

Os neo-liberiais passam a vida a citar filósofos e a repetir protestos de boas intenções. Até Cavaco Silva verteu recentemente uma lágrima de crocodilo em público e declarou que não aprova a desigualdade económica em Portugal (como se sabe o presidente não come nem dorme, só de pensar nas maldades que os patrões do Barroso fazem à classe média portuguesa).

A ideia de Naomi Klein é explicar às pessoas que não é possível compatibilizar liberdade e capitalismo selvagem. Por outras palavras, se as pessoas tiverem liberdade em regimes socialmente injustos, votam nos partidos que defendem uma distribuição mais justa da riqueza.

A menos que façam parte de um culto (como os pobres que defendem o neo-liberalismo) ou vivam aterrorizadas pelos media, com histórias de terroristas, febres aviárias, o islão, etc.

5 comentários :

David Lourenço Mestre disse...

Fico feliz por saber que a stasi ainda mexe. Se procura fanaticos, extremistas, e pulhas de toda sorte sugiro o tipo que vê todos os dias no espelho. Esse é francamente pior que o espantalho neo-liberal que o castro guarda no armário

"Os neo-liberiais passam a vida a citar filósofos"

Pois que se fechem as escolas primarias, para que o castro - coitado - durma ao menos uma noite em paz.

Diga me que filosofos, embora nunca os tenha lido, são esses que não encostaria ao paredão? Temo que scruton ou oakeshot não cheguem vivos ao paredão, esse está reservado aos liberais

David Lourenço Mestre disse...

"vivos"

Ricardo Alves disse...

David Lourenço Mestre,
há mínimos de boa educação para participar em qualquer fórum, até na internet. O David está nitidamente abaixo desses mínimos.
Que não goste do que aqui se escreve, é uma coisa. Tratar de «pulha» quem aqui escreve e aludir a fuzilamentos não-sei-onde já é demais.
Sugiro-lhe que se desculpe ou então que vá ler esses filósofos de que tanto gosta para outra banda.

David Lourenço Mestre disse...

Aqui os limites da boa educação e do bom senso há muito que foram galgados. Não lhes fica bem o papel de vitimas.

David Lourenço Mestre disse...

Castro, Alves, venho aqui retractar me, as palavras – torpes a todos os niveis, ignobeis em qualquer latitude – saíram me do keyboard, lamento, as minhas desculpas. Fui grosseiro, porque as pessoas algumas vezes o são, na vida do dia a dia, para exprimir irritaçoes, revolta, ou má disposição. Castro como sinal de boa vontade aconselho-o os jogos do fc Dallas, ao que parece o arbitro não se importa que lhe chamem fascista com tendencias neo-liberais. Com a vantagem de se sentir em familia de braço dado com os tifossi. Prometo não falar em filósofos nos próximos segundos.