sexta-feira, 18 de março de 2005

Revista de imprensa (18/3/2005)

(1) Aborto, ciência e laicismo no Brasil
Hélio Schwartsman é um jornalista da Folha de São Paulo que escreve frequentemente em defesa da laicidade, do racionalismo e da ciência. Esta semana, polemiza com aqueles que atacaram um artigo seu que defendia a descriminalização do aborto, e fá-lo explicando didacticamente o que é a ciência, porque é superior à religião na abordagem de questões como a IVG ou a utilização de células-tronco embrionárias, e o porquê de defender a laicização do Estado.
É pena que nenhum dos nossos grandes jornais tenha alguém tão empenhado no bom combate.
(2) Muçulmana conduz oração perante crentes dos dois sexos
Segundo o Público, uma muçulmana residente nos EUA prepara-se para liderar uma oração perante crentes dos dois sexos, inventando assim uma nova tradição. Os integristas do Islão estão a arrancar os cabelos (e as barbas?) em fúria. Pode ser um sinal de renovação «por dentro» do Islão, mas infelizmente duvido que alguma muçulmana europeia siga este exemplo.
(3) Parque de estacionamento do Chiado pertence à ICAR
Ainda segundo o Público, o parque de estacionamento do Chiado (Lisboa) pertence à Fábrica da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, que aliás contratou as obras com a Ordem Soberana Militar de Malta. Como se não bastasse, a Câmara Municipal de Lisboa não queria facultar o acesso aos documentos comprovativos...

1 comentário :

Patrícia disse...

Muito bons os artigos em (1).
É realmente difícil encontrar por cá textos com que me identifique assim.
Especialmente o " Aborto, a sintese democrática". Até dá resposta a "boaventurices"!