Votaram Domingo 3,31 milhões de cidadãos, ligeiramente mais do que em 2014 (quando tinham votado 3,28 milhões). O número de votantes aumentou portanto, mas a taxa de abstenção cresceu também, de 64% para 69%.
Como? Porque, com o recenseamento automático (por cartão de cidadão), o número de inscritos no estrangeiro aumentou de 230 mil para 1,4 milhões. Mesmo com a participação no estrangeiro a aumentar de 5 mil para 13 mil votantes, a taxa de abstenção no estrangeiro passou de 98% para 99% e, mais importante, contribuiu significativamente para aumentar a taxa de abstenção global (no território nacional, a taxa de abstenção até baixou: de 65,3% para 64,7%).
O aumento de inscritos no estrangeiro é positivo porque possibilita a cidadãos que residem fora de Portugal votarem. Era inevitável, todavia, que contribuísse para aumentar a taxa de abstenção global.
Há contudo uma forma de baixar a taxa de abstenção: limpar os cadernos eleitorais. Note-se: no território nacional, há 9,3 milhões de inscritos para votar. Mas há apenas 8,5 milhões de adultos maiores de 18 anos (estimativa de Dezembro de 2017), aos quais se devem subtrair os 130 mil estrangeiros sem direito de voto. Haverá portanto uns 8,4 milhões de habitantes com direito de voto. Quase um milhão a menos do que os que estão recenseados. Limpar esses 11% dos cadernos eleitorais do território nacional seria baixar a taxa de abstenção.
A explicação de muitos para esta discrepância nos cadernos eleitorais é que os eleitores em falta estarão emigrados. Todos emigrados: o quase milhão em excesso nos cadernos eleitorais e o 1,5 milhão recenseado no estrangeiro. Quase dois milhões e meio de emigrantes portugueses, em 2019? Custa-me a acreditar.
Neste artigo de 2017 da TSF, conclui-se que «há quase 40 concelhos onde a diferença população-eleitores ultrapassa os 30% e em sete essa distância ultrapassa mesmo os 50% (...) no distrito de Vila Real a diferença média é de 40%, enquanto em Bragança ronda os 33%. Na Madeira e nos distritos de Viana do Castelo, Guarda e Viseu essa diferença anda entre os 20 e 30%». A abstenção «técnica» é portanto mais elevada em distritos rurais e do Norte. E a explicação, embora delicada, é óbvia: «mais de vinte concelhos teriam menos dois vereadores e menos financiamento público para as campanhas eleitorais se em vez dos eleitores se tivesse em conta a população». Limpar os cadernos eleitorais será tomado como (mais um) ataque do poder central ao interior.
Neste artigo de 2017 da TSF, conclui-se que «há quase 40 concelhos onde a diferença população-eleitores ultrapassa os 30% e em sete essa distância ultrapassa mesmo os 50% (...) no distrito de Vila Real a diferença média é de 40%, enquanto em Bragança ronda os 33%. Na Madeira e nos distritos de Viana do Castelo, Guarda e Viseu essa diferença anda entre os 20 e 30%». A abstenção «técnica» é portanto mais elevada em distritos rurais e do Norte. E a explicação, embora delicada, é óbvia: «mais de vinte concelhos teriam menos dois vereadores e menos financiamento público para as campanhas eleitorais se em vez dos eleitores se tivesse em conta a população». Limpar os cadernos eleitorais será tomado como (mais um) ataque do poder central ao interior.
Um último ponto: nas últimas legislativas (2015), votaram mais 2,1 milhões de pessoas do que nestas europeias, na última eleição presidencial (2016) mais 1,4 milhões, e nas últimas autárquicas (2017) mais 1,9 milhões. Se quiserem pensar no porquê desses dois milhões de pessoas que habitualmente votam noutras eleições não votarem nas europeias, sim, é uma discussão interessante. Como também é relevante entender o porquê de em todas as eleições haver um mínimo de três milhões que não votam. Mas uma visão realista da abstenção tem que ter em conta que a rede consular não cobre o território onde vivem os emigrantes da mesma forma que a rede nacional de mesas de voto, e também que continua a existir um excesso de recenseados em território nacional.
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