quarta-feira, 4 de junho de 2008

A esquerda em movimento

Depois de ter defendido a «renacionalização» de sectores estratégicos da economia, e de ontem ter brilhado num comício (lotado) com o BE e desalinhados de esquerda, Manuel Alegre posiciona-se cada vez mais como o líder da oposição socialista ao PS. Continua a não ser claro, talvez nem para o próprio, se a partir daqui vai derrubar Sócrates por dentro do PS, fundar um novo partido ou ser apenas re-candidato na eleição presidencial de 2011. Em qualquer dos casos, é muito positivo que um sector cada vez mais importante da social-democracia se posicione criticamente face ao neoliberalismo, na defesa dos serviços públicos e dos valores republicanos.

10 comentários :

Anónimo disse...

valores republicanos qual quê! o pateta alegre farta-se de dizer que é descendente dos senhores da aldeia de Águeda e apresenta o livro do cidadão Duarte pio, etc...
Já se esqueceram dos projectos educativos da Ana Benavente?...
o manel alegre é como o manel de arriaga, um traidor!! Quer destruir o PS como uma carraça envenenando a partir de dentro. Nunca pensei que este blog tivesse com ele a mais leve afinidade. Antes com Mário Soares e enfim, os republicanos!
Se o alegre fosse sério saía do partido para lhe fazer oposição, mas a sua estratégia é dominar as estruturas partidárias do PS, sem as quais nunca teria tido o resultado q teve nas presidenciais, mais uma vez dividindo o partido e a esquerda, pondo Cavaco na presidência da republica por ambição pessoal.
Mas neste encontro houve medidas, políticas de fundo que defendam para a sociedade, para combater os problemas? Não, só houve crítica ao ao PS, LOL!

Uma coisa é discordar do programa e das ideias que são largamente maioritárias no PS, mas apresentar alternativas diferentes nos órgãos deliberativos e contribuir para apresentar soluções de fundo para os problemas, outra coisa completamente diferente é candidatar-se contra o partido, é fazer campanha contra o partido é criar um movimento (mic) como estrutura paralela onde os apoiantes do alegre à presidência podem continuar a existir como estrutura de campanha. O mic já fez alguma coisa de vagamente interessante? claro que não, é só uma estrutura populista para ele eventualmente se recandidatar.
O único discurso de conteúdo que se conhece vindo dos do manuel alegre e que é repetido pela helena roseta é o discurso da importância dos cidadãos... mas note-se que não se está a falar de cidadão enquanto acção política ou pública, ou condição de dignidade social, não. Está a falar-se dos problemas dos particulares que não são suficientemente altruístas e caritativos. São este tipo de tristezas que ainda por cima misturam valores de direita em conceitos de esquerda, que constituem o único contributo ideológico destas figuras... como helena roseta de quem os arquitectos e os habitantes de cascais devem ter imensas saudades: para levar as coisas à falência tem o dom de Santana ou de Menezes...


Numa palavra,

EXPULSÃO dos traidores!

Filipe Castro disse...

De repente, a ideia de haver um traidor no P"S" pareceu-me deliciosa.

Num partido onde não há princípios, onde as promessas e os acordos não valem nada, onde todos mentem uns aos outros e se esfaqueiam pelas costas, roubam o erário público e conspiram com a extrema direita e a ICAR... como é que se define um traidor? :o)

No partido onde o Mesquita Machado e do Jorge Coelho são eminências respeitáveis, onde é que estão os referenciais pelos quais Alegre é um traidor?

O P"S" é o Pinhal da Azambuja!

Anónimo disse...

essa, felipe casto, é mesmo a única maneira de justificar a postura mesquinha do manuel alegre. É dizer que o PS é um partido de pessoas desonestas e sem valores e portanto ele é bom porque é desonesto para com esse partido...

Desde logo, a ser assim, seria o manuel alegre muito mais desonesto por continuar no PS.
E faz com que aqueles contra quem o alegre se move, Mário Soares, Sócrates, Vitorino, se demarquem dele.

Depois, esses insultos só caracterizam quem os diz.

Está a insultar milhares de pessoas honestas que têm actividade política no PS, não avaliando uma situação concreta, mas todo um grupo político: felipe castro, você é o típico.

MFerrer disse...

Como de insultos estamos já bem aviados, resta-me a consolação de ter de descer aos assuntos menos sérios da realidade:
Então íamos ter renacionalizações? De sectores estratégicos? Vamos nessa!
O primeiro, mais estratégico que a própria estratégia, é a terra! Estou nessa! Vai ser a reforma agrária do século XXI, agora com o D.Duarte Pio a dar alforrias e a nomear donatários. É o futuro no seu melhor. Ou é o melhor dos passados?
Depois devem ser todas as outras empresas, os bancos, claro! os bancos, e a CUF! ( dizem-me agora que já não há a CUF. Está mal! )
E que dizer da Sonae, do Jerónimo Martins, da Brisa, da LusoPonte e da Galp e da BP e da Shell e essa cambada de malandros!
Sem ideias destas não admira que o PS ande aflito.
Quando começarem então a renacinalizar façam o abséquio de me avisar, que me sentarei na primeira fila a assistir ao nascer da Albânia do Ocidente!
Não se pode perder!
MFerrer
http://homem-ao-mar.blogspot.com

Anónimo disse...

Anónimo:

só mesmo pessoas do PS - intensamente estúpidas e que não vem um boi de política - é que podem estar a designar Alegre como "Traidor".

Por estranho que pareça, Alegre com estas iniciativas até está involuntariamente, a fazer um enorme favor ao PS tentando ancorar o partido no espaço do partido - à direita do Bloco de esquerda e procurando não afastar para extremos essa área política.

Infelizmente , como os militantes do PS pensam política com os pés e gostam de ser carneiros acríticos e acima de tudo gostam de baixar as calcinhas e obedecer a um líderzeco semi pidesco t totalmente incompetente que lhes diz para deixarem de pensar, tal situação leva-os a chamar traidor a alegre.

Que é algo que está em linha com a inerente incapacidade para pensar política e de acordo com a obediência canina ao chefe Sócrates.

Os senhores continuam a não entender para onde o senhor Sócrates mais o Gang que o acompanha vos levou e julgam munidos da vossa suprema ignorancia que este tipo de fenómenos nãos e repetiu já no passado.

Repetiu-se na segunda metade de 1800 e repetiu-se na primeira república.

Continuem assim, a julgar que este regime corrupto e cretino não parte e não se esfarela que vão bem.

Anónimo disse...

Mferrer:

explique-me o seguinte.

Um qualquer cidadão quer produzir energia eléctrica e compra paineis solares.

Depois é encharcado de burocracia estatal e impedido de vender o que produz à rede pública.

Isto é um sector estratégico.

Não pode o cidadão fazer isto.

Depois estrategicamente aquilo que não é ao cidadão deixado fazer (ou seja o mesmo que não era deixado fazer na Albânia do seu conveniente exemplo)já pode ser feito pela EDP renováveis que saiu para bolsa e +é só a 5ª maior empresa mundial do sector.

Mas não é pública, apenas lhes foi preparado e continua a ser preparado o terreno para ter um monopólio de produçao, comercialização e distribuição de uma bem que todos podem produzir mas não podem.


Isto não deve ser nacionalizado porquê?

Depreendo da sua conversa que defende mercado livre.
Então onde é que está liberdade do produtor individual de vender energia que produz num sector estratégico?

É que o que está a ser feito em Portugal é apenas e só a criação de oligópolios.

O mesmo nas telecomunicações com a criação de oligópolios privados e autorizações de compra de empresas de comunicações por outras.
Quer exemplos:

A sonae foi autorizada a comprar a ONI E A TELE2.
A PT está em negociações para se fundir com a ZON multimédia.

Portanto desculpe lá a franqueza mas deixe-se de merdas com exemplos de albanias e tiradas de anti comunismo primário

Desde quando é que monopólios privados é que é bom para os consumidores?

quer mais de outras areas?

Jerónimo Martins compra rede Plus - 68 Lojas.

Sonae compra 12 Carrefours.

A brisa concorre a portagens em novas autoestradas.
Mas a que propósito é que devem de existir concessões de autoestradas entregues a privados?

Quer dizer o poder político decide para dar uma aparência democrática mas os lucros depois não revertem para os cidadãos que pagam as portagens, mas sim para concessionárias.

Isto é o que?
Esta merda é que é economia de mercado?

Mercados garantidos arranjados à laia de planos quinquenais?

Deixe é de dizer asneiras politicamente correctas e vá mas é ver quem é que está comprar quem e como isso está a reduzir a concorrência nos mercados TODOS em Portugal.

Já agora, O grupo Mello vai sair do Hospital Amadora sintra.

Porque são uma merda a gerir aquilo.

Em contrapartida porque são uma merda a gerir na Amadora foram considerados excelentes para gerir Braga.

Como é que a mesma entidade é boa em Braga e péssima na Amadora?

Na amadora estiveram 10 anos a destruir pessoas, em Braga vão estar 30 anos.
Isto é sério?

Filipe Castro disse...

Eu não estou a defender nem a atacar o Manuel Alegre. Estou a dizer que um partido com um atradição de corrupção como é o P"S" não tem autoridade moral para chamar traidor a ninguém. Ponto.

Como é que um partido chamado 'Socialista' pode ter uma ala neo-liberal? O P'S' é uma organização surrealista. As tais pessoas honestas que você diz que trabalham bem no P"S" deviam-se demitir e formar outro partido. Por exemplo, um com uma ideologia.

Anónimo disse...

1. Repito: os insultos só caracterizam quem os diz.

2. As pessoas honestas do PS são a esmagadora maioria, representando parcialmente a sociedade portuguesa na medida em que qualquer associação com a quantidade de militantes e simpatizantes que colaboram com o PS, que este tem, são sempre um espelho do geral. Logo, quando o Governo tem bons resultados nas sondagens por exemplo, isso significa que uma grande quantidade de pessoas honestas, conscientes, autónomas e responsáveis escolhe livremente fazê-lo. Quer os senhores queiram, quer não, é assim a democracia. Os outros não são intelectualmente menos capazes ou menos honestos por terem uma opinião diferente da vossa.

3. As nacionalizações são eficazes espantalhos ao capital e ao investimento, que, como hão-de reconhecer, têm a sua importância...

4. A essência da minha posição é que o manel alegre é uma figura negra que se tenta branquear, porque congrega todos os descontentes, muitos deles descontentes com a falta de tacho. E também que cabe no conceito de traição, estar num partido e usar as suas estruturas para o prejudicar. Se o filipe castro não gosta do PS, como já se percebeu, é natural que aprecie uma pessoa que trabalha para o prejudicar, mas isso não o impedia de reconhecer a desonestidade dos métodos utilizados.

Filipe Castro disse...

Eu acho que o P"S" é uma massa informe, sem ideologia nem vergonha, uma agência de emprego cheia de snobs e de cínicos sem coluna vertebral. Gostar, gostar, não gosto.

A última vez que votei no P"S" saíu-me um Opus Dei chamado Guterres, um taliban que queria ilegalizar a fertilização 'in vitro' e fez uma lei tão ignóbil e tão medieval que o Presidente da República se viu obrigado a utilizar o veto.

Se o partido se chamasse JFTB (Jobs for the Boys) em vez de P"S" eu tinha mais respeito.

Mas se os portugueses gostam, eu acho bem. Do P"S", de Fátima, bola todo o dia e toda a noite, bispos a benzerem as obras públicas. Desde que os portugueses andem felizes...

Anónimo disse...

Anónimo:

as pessoa do PS são tão honestas ou desonestas como as pessoas de outros lados.

Aliás as pessoas do PS são ainda mais desonestas do que as pessoas de outros lados, porque as pessoas do PS tem um discurso dúplice e trapaceiro.

Quando estão na oposição dizem uma coisa relativamente a Liberdade, a democracia, a República.

Quando estão no poder tem sido o partido que mais machadadas e ataques tem feito à democracia, à liberdade e à república.

Além disso desde quando é que as sondagens são "mecanismos democráticos " ou inerentes a uma democracia?

As sondagens vão a eleições?
Estão registadas nos cadernos eleitorais?

E as pessoas do PS não são autónomas, não são responsáveis, não são honestas.
São um clone mal feito do que são os militantes do PCP,com a diferença que os militantes do PCP apesar de tudo alguns ainda tem um ideal por mais que se discorde do ideal.

No PS não existe nada.

É um partido totalmente inútil encharcado de pessoas que não acreditam em democracia , não acreditam em liberdade , não acreditam em valores nem em princípios nenhuns.

Já é a terceira vez que chegam ao governo e demonstram ser ainda piores do que a direita.

E pior: demonstram não ter ABSOLUTAMENTE NENHUMA capacidade de entender um mínimo que seja de economia.

E quanto ao seu ponto 4 é estalinismo puro. São os argumentos do PCP que este usa para esmagar dissensões.


Filipe Castro: você deixou de votar PS na mesma altura que eu.

A única diferença é que eu deixei de votar nessa altura, uma vez que fiquei permanentemente farto deste regime intensamente corrupto e que passa por ser uma democracia.

E você põe aí outro ponto: como é que um partido socialista tem uma ala neoliberal?

Acrescento: como é que um partido socialista tem lá 5 ou 6 deputados que são cristãos fundamentalistas da Opus dei alguns ? COMO É ISTO POSSÍVEL?

Isto é a mesma coisa que por uma zebra e um leão dentro duma jaula e dize que são iguais e tem as mesmas ideias.

CLARIFICAÇÃO.
Exige-se clarificação.

Ou são de esquerda e democratas ou não são.