terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Salários de miséria

  • «Os vencimentos auferidos pelos diversos administradores do BCP ao longo dos anos tem sido um dos assuntos mais polémicos em torno da instituição. Ao longo dos anos, o banco divulga apenas as remunerações fixas e variáveis totais do conselho de administração. De acordo com os últimos dados disponíveis, relativos a 2006, o conselho de administração executivo do BCP auferiu, como remunerações fixas, um total de 5,4 milhões de euros, enquanto a remuneração variável total dos nove administradores ascendeu a 21,4 milhões de euros.» (Diário de Notícias)

Vamos lá a ver: 5,4+21,4=26,8 milhões de euros de remunerações em 2006; 26,8/9=3 milhões de euros de salário por administrador, por ano; (3 mega)/14 meses=213 mil euros de salário mensal médio por administrador. Portanto, cada administrador do BCP ganha em média 42 mil contos por mês. É uma miséria. Não admira que as pessoas se queixem e que haja problemas neste banco de administradores pobres, paupérrimos.

2 comentários :

Filipe Castro disse...

Mas Ricardo, não te precipites. Tens de compreender que:

1) Eles fizeram as escolhas certas; Como dizia o São Escrivá, há sempre uma certa responsabilidade na pobreza.

2) Os ricos têm muitas despesas: para os pobrezinhos as coisas são muito mais fáceis, qualquer bocadinho de pão é uma festa, ao passo que os ricos não podem aparecer no emprego vestidos de qualquer maneira e as gravatas de seda estão pelas ruas da amargura.

Uma vez a Manuela Moura Guedes disse no Expresso que também era como tu e numa reunião do PP, sobre a questão do salário mínimo, os colegas explicaram-lhe: "Oh Manuela! Você não pode viver com 65 contos por mês, mas ELES podem".

Tens de ver as coisas em perspectiva. O mercado é que determina as remunerações e cuidado: o Paulo Teixeira Pinto já avisou que acha que os portugueses falam de coisas que não percebem.

Anónimo disse...

E suponho isso ser uma parte ínfima dos seus rendimentos. Os negócios que a posição lhes proporciona esses sim são a parte maior do bolo ...

A propósito, disseram-me que os administradores do BCP ganham em conjunto quase tanto como a soma dos salários de todos os administradores de todas as outras empresas do PSI-20. Será decerto por competência superior ...