sexta-feira, 2 de maio de 2008

APAN

Fui ver o website da APAN e adorei. O fundo cinzento pós-nuclear evoca o "Admirável Mundo Novo" e o "1984".

Achei que a fotografia do sózia do Jack Abramoff sobre a notícia do programa "Media Smart" vem absolutamente a propósito.

Também gostei da expressão "marketing responsável", que evoca frases como "marketing responsável por transformar crianças normais em consumidoraras compulsivas, eternamente infelizes", ou "marketing responsável pelo rebaixamento generalizado do nível da discussão política", ou "marketing responsável por banalizar os desvios e as perversões mais repugnantes, por exemplo, no que diz respeito à violência e à forma como as mulheres são usadas".

Infelizmente o meu computador não deixou abrir os mil e um pop-ups, cookies e outros alçapões e armadilhas que se accionam automáticamente quando se entra no website deles.


Quando penso em publicistas lembro-me sempre de um show do comediante Bill Hicks em que ele entrou no palco e perguntou: "Há algum publicista hoje na audiência?" "Yyyeeeeehhhhh!!" respondeu a turba em aplausos. Levantaram-se uns tantos, todos contentes, com os braços no ar. "Vão para casa, comprem uma corda e enforquem-se!" Risos e aplausos. "Não estou a brincar". Silêncio. "Por favor: vão para casa, comprem uma corda e enforquem-se. Ajudem-nos a livrar o mundo dos vossos egos febris. Façam-nos esse favor: vão para casa, comprem uma corda e enforquem-se. Não há racionalização possível para o que vocês fazem. Vocês são demónios postos na Terra para baixar o nível. Por favor, matem-se."

:o)

2 comentários :

Anónimo disse...

Filipe: estes são mais subtis.

Fazem o site e contam com os contactos que tem , quer uns com os outros, quer entre associações do sector
( por exemplo, os grandes fornecedores de supermercados, que falam entre si para negociar tácticas de venda uns com os outros e partilhar informação)
quer entre associações de vendedores de determinada área (por exemplo as empresas de distribuição, que falam entre si e explicam-se umas à outras - apesar de serem concorrentes- como negoceiam os seus fornecedores com elas e quais as fraquezas.

Pelo meio existem as agências de comunicação.

Sugiro-lhe uma visita a LPM
e veja quem são os "clientes lá listados".
E depois cruze esta pequena informação dentro da sua cabeça.

E não gosta do que vê, tal qual eu não gostei.

E que isto é ainda mais grave, porque ataca princípios de concorrência entre empresas, ataca livre mercado.

Mas nestas merdas nenhuns dos liberais de sacristia que aparecem por aqui conseguem explicar porque é que "o mercado" afinal não está a ser salvaguardado e deixado a funcionar livremente neste tipo de situações impedindo monopólios de informação e acessos privilegiados a mercados a a potenciais consumidores.


E se aparecer aqui algum, também conheço a teoria da assimetria da informação e o "mercado dos limões", obrigado, mas o que aqui está em causa não é exactamente disso que se trata.

Isto é um ataque à democracia, feito por empresas privadas e ao regime.
E em última análise ao mercado, que apenas funcionará em oligopólio.

Os arrotadores de liberalismo económico, onde andam?

João Vasco disse...

Excelente!