terça-feira, 4 de março de 2008

BE à esquerda do PCP?

Na minha opinião, só mesmo o Louçã e mais meia dúzia é que acreditam no destacado a negrito:
  • «DN: Em termos de geografia política, onde está o BE? A meio caminho entre o PS e o PCP? À esquerda do PCP? Francisco Louçã: Com certeza que estamos à esquerda do Partido Comunista!» (Diário de Notícias)
E o próprio Francisco Louçã mostra logo a seguir que, enquanto modelo de sociedade, está mais próximo da social-democracia do que do «comunismo real»:
  • «Nós somos intransigentes na luta contra a exploração e não podemos aceitar que haja uma sociedade socialista em que há proibição do direito de greve. Ou proibição da liberdade de imprensa. Ou proibição da liberdade de manifestação pública.»
Socialismo com liberdades políticas, que eu saiba, só existe ou existiu nas «democracias buguesas». Na minha geografia política, o BE está muito próximo do meio caminho entre o PS e o PCP. O que até pode não ser mau de todo.

3 comentários :

Anónimo disse...

sabem que mais acho que hoje não há ideologias politicas, nem esquerda nem direita, há assim um desejo desenfriado de atingir o poder a qualquer custo e o BE provou-o ao fazer uma aliança com o PS na camara de lisboa vergonhosoooooooooo.....

sabedoriadopovo.blogspot.com

Anónimo disse...

O BE é o partido mais á esquerda de Portugal na práctica.
O PC em qualquer parte do mundo tornou-se igual aos fascistas e/ou capitalistas, e o PS já sabemos que não é de esquerda (tirando a ala minoritária).
O BE é de todos o que melhor representa a esquerda neste momento em Portugal.

Igor Caldeira disse...

Desde o início que o BE estava condenado a estar entre o PS e o PCP, e prová-lo foi algo que não parou de fazer desde que existe.

No entanto a velha lógica dos "puros" (eu sou mais de Esquerda que tu) demora a morrer.