quinta-feira, 18 de julho de 2019

Há diferenças de interesses entre os géneros com origem biológica?

É certo que um dia as percentagens de homens e mulheres venham a ser praticamente as mesmas em todas as profissões?

Ou será que, pelo contrário, haverá sempre certas profissões com mais mulheres (ou homens) do que outras?

E se houver realmente diferenças significativas entre as escolhas profissionais de homens e de mulheres, isso resultará de condicionamento social ou de predisposição biológica?


O vídeo acima aborda estas questões, e vale a pena.

7 comentários :

João Vasco disse...

As perguntas são interessantes e deveriam ser discutidas sem tabus.

No entanto, esse documentário faz parte de uma série que defende, entre outras coisas, a ideia de a inteligência está associada à etnia / cor da pele.

Por outro lado, alguma da investigação bastante persuasiva que surge no documentário (como por exemplo a capacidade de prever a preferência dos bebés por brinquedos com base na concentração de testosterona dos mesmos) não sobreviveu às tentativas de reprodução dos resultados.

Vale a pena encarar esse documentário com bastantes reservas, mesmo que seja de recusar uma atitude dogmática face às perguntas feitas pelo post.

tempus fugit à pressa disse...

há diferenças óbvias, como as há em todo o mundo animal

tempus fugit à pressa disse...

e há mais mulheres como professoras do que homens é um trend dos últimos anos

Ricardo Alves disse...

Consegues explicar-me qual é a «série de documentários» de que este faz parte, João?
E indicar a investigação que não conseguiu reproduzir estes resultados?

João Vasco disse...

Ricardo, a "série de documentários" de que faz parte chama-se "Brainwash" e podes encontrá-la precisamente na mesma conta de youtube onde esse vídeo está alojado.

O "documentário" que defende a ideia de a inteligência está associada à etnia / cor da pele está aqui: https://youtu.be/MOnQPXuU81Q

Quanto à investigação que não conseguiu reproduzir esses resultados, não me consigo lembrar ao certo onde vi isso. Quando tiver mais tempo livre procuro.

Semisovereign People at Large disse...

em todas as profissões? não estou a ver 50% na construção civil nem nos camionistas nem daqui a 100 anos e cabeleireiros não chegam aos 50%

Banda in barbar disse...

É CERTO qwe um dia haja 50% de mulheres na universidade, de facto já ultrapassam esse dígito agora empregabilidade em todas as profissões é outro assunto