terça-feira, 4 de junho de 2013

Centro-esquerda e centro-direita não são a mesma coisa

A propósito da convergência das esquerdas, discutia há dias com uma simpatizante do PCP se o PS poderia ser incluído em tal definição - a discussão que tem barbas, e que não leva a lado nenhum.
Hoje temos um exemplo vindo da Alemanha de como a diferença é clara. É significativo que venha daí porque o SPD não será certamente dos partidos mais à esquerda no PSE, ao ponto de ter sofrido uma saída em debandada da sua ala esquerdapara os Die Linke há uns anos.
Peer Steinbrück, candidato social-democrata a chanceler nas eleições deste setembro, apresentou hoje as suas ideias para a saída da crise europeia. Defende a criação de um segundo Plano Marshall para o sul da Europa, sendo ele financiado em parte pela taxação do setor financeiro.

O centro-direita alemão, hoje, ainda defende uma política de austeridade, inclusive nos países com as "contas em dia". Por sua imposição a Zona Euro (vista no seu todo) continua com uma política altamente contracionária absurda, apesar da grave crise e de um desemprego nos 12%:
 

Sem comentários :

Enviar um comentário

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.