No KTC (Know Thy Congressman) pode-se ver em poucos segundos a vida de cada congressista, saber quem os elegeu, quanto dinheiro lhes deu, onde eles votaram depois de eleitos, que leis propuseram, porquê, etc.
Na Sunlight Foundation preparam-se para facilitar o acesso dos cidadãos ao maior número possível de documentos, da forma mais inteligente e rápida possível.
Só um reduzido número de pessoas viu o documentário de Michael Moore Sicko e ouviu a gravação entre Nixon e o crápula que lhe explicou o esquema da privatização do sistema de saúde. E um número ainda mais reduzido de pessoas comprou o vídeo e pode ver as entrevistas que não ficaram na montagem final do documentário e onde as estatísticas demonstram que as seguradoras são um custo (exorbitante e) desnecessário interposto entre os hospitais e os cidadãos, e uma máquina assassina cujos lucros assentam na negação de cuidados médicos à população.
Esta iniciativa de Obama pretende colocar estatísticas e factos ao alcance dos cidadãos, para que eles sejam incentivados a votar.
Obama acredita que se as pessoas votarem tendo os seus interesses pessoais em vista, a direita nunca mais ganha eleições.
4 comentários :
Filipe Castro: desculpe lá, não é para entrar em polémicas consigo, mas em que pais é que você julga estar a viver?
A mesma equipa económica da Era Clinton que produziu as desregulamentações totais do sector financeiro entre as quais a abolição da lei Glass steagal, de 1933, é a mesma equipa económica que está a gerir o orçamento norte americano.
Portanto... nada vai mudar.
Além disso não compreendo suas ideias: você sistematicamente durante os anos Bush fazia posts a criticar os norte americanos e a dizer que metade deles pouco mais eram que analfabetos.
Portanto,eram analfabetos com Bush, mas agora conseguirão, com Obama eleito, após 10 ou 12 horas de trabalho diário desses cidadãos (os que ainda o tem) olhar para um computador e entender estatísticas e gastos, que não são coisas fáceis de entender?
Num orçamento de Estado do tamanho do norte americano?
E que isso depois originará uma corrida às urnas para eleger presidentes do partido democrata?
Em Portugal isso já existe - um site feito por privados - a mostrar os gastos do Estado.
E no entanto temos uma projecção de votos nas próximas europeias de apenas 34% de pessoas a irem votar.
Como é que você consegue estabelecer relação entre informação e aumento da vontade de votar?
Não acha que isso é wishfull thinking seu?
http://odiario.info/articulo.php?p=1127&more=1&c=1
http://www.zcommunications.org/znet/viewArticle/21218
Pelos vistos não viu:as usual?
A ideia de Obama não é publicitar os gastos, mas as negociatas. E ninguém se espera que a metade dos americanos que tem um QI me 100 ou menos abra o computador para ver o que quer que seja, além de filmes pornográficos.
A ideia de Obama é facilitar a vida aos jornalistas a quem os patrões não dão tempo nem dinheiro para fazerem investigação.
Enviar um comentário