segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Governo britânico abre debate sobre a proibição do véu

Há quase dez anos, a proibição do véu nas escolas francesas era uma coisa estranha, uma mania, quiçá autoritária, só explicável porque «os gauleses são loucos». Os ingleses, diziam-me, esses sim, defendiam a liberdade das pessoas de se vestirem como a cultura e a religião lhes mandava. Passaram os anos, e hoje o governo britânico abriu o debate sobre a proibição do véu nas escolas, pela voz do Ministro da Administração Interna. Ouçamos Jeremy Browne:
  • «Sinto-me instintivamente desconfortável com restrições à liberdade dos indivíduos de seguirem a religião da sua escolha. (...) Mas há um debate genuíno sobre se as raparigas devem sentir uma compulsão para usar um véu quando a sociedade considera as crianças incapazes de expressarem as suas escolhas noutros assuntos como comprar álcool, fumar ou casarem-se.»
Registe-se que, na Europa, o véu está proibido nas escolas francesas e turcas (a alunas e professoras), em escolas de vários Estados alemães (às professoras), e... no Kosovo.

4 comentários :

  1. O enlace marcado "na Albânia" remete a um artigo sobre o que se passa numa província da Sérvia...

    ... e por ser uma província da Sérvia é que se proibiram véus! Tradiçöes seculares vindas do tempo da RSF Jugoslávia!
    Na Albânia näo há cá veleidades dessas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que o artigo se refere ao Kosovo e não à Albânia. Mas a decisão de proibir o véu partiu das autoridades actuais, pós-«independência».

      Eliminar
    2. Tudo aquilo tresanda a hipocrisia. Para mostrarem ao Mundo que säo religiosamente muuuuuuuito tolerantes com tudo e intolerantes com o fundamentalismo islâmico.
      Tá bem, abelha.
      No resto da Sérvia näo há necessidade de proibiçöes de véus... porque os muçulmanos locais näo os usam, como nunca usaram! Mais que seja, é um lenço na cabeça, tal como as mulheres portuguesas sempre tiveram.

      A própria notícia tresanda ao mesmo, mostrando a "tal" catedral nova a ser construída em Pristina, quando conveniente a BBC (quer) ignorar as igrejas *medievais* que foram destruídas antes, durante, e depois da "independência". De tal modo que os Monumentos Medievais do Kosovo (Património Mundial da UNESCO) estäo na lista do Património Mundial em Perigo.
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Monumentos_Medievais_do_Kosovo
      Nota: Dos 4 Monumentos Medievais do Kosovo, 3 estäo na Metóquia. Miudezas...

      Eliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.