segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Há 20 anos

Ceausescu despede-se do povo romeno. Sem o saber.

Supostamente, deveria ser uma manifestação «espontânea» ao bom estilo semi-maoísta da ditadura de Ceausescu (um admirador da «Revolução Cultural» chinesa e de Kim Il-Sung). Espantosamente, a multidão começou espontaneamente a vaiar o ditador. Nos dias seguintes, morreram cerca de mil pessoas nos combates entre a facção do exército que tomou o poder e o que restava da Securitate. Ceausescu foi executado com a mulher no dia 25.

7 comentários :

Anónimo disse...

com violência?

Ricardo Alves disse...

Não conhece a história, anónimo?

João Vasco disse...

Que pena não ter tradução

Anónimo disse...

voces nao entendem algo de romeno?

Ricardo Alves disse...

Entende-se mal o romeno, honestamente. (Procurei uma versão com tradução, mas não encontrei.)
Aparentemente, a multidão está inicialmente a gritar slogans pró-regime, e a dado ponto começa a gritar «abaixo o ditador». Acho que é nessa altura que há um tipo de bigode ao lado do Ceausescu que se vai embora do balcão, furioso.
Depois, o Ceausescu começa a tentar controlar a multidão «Alô? Alô?». Acho que chega prometer uma subida de salários. E depois desiste. No dia seguinte fugiu de helicóptero, quando a multidão já invadia o palácio.

Anónimo disse...

ah.. Ceausescu foi derrubado por golpe de estado... por Iliescu (antigo membro do PCR!)... Ceausescu foi tirado do poder por ke não agradava à URSS... Ceausescu não aceitava a Perestroika... a exemplo de Honecker da DDR. Não pense ke a Romenia virou um grande paraiso depois de 1989... ledo engano!

Anónimo disse...

a 1ª vez ke ouvi falar da Romenia ... foi por causa da Transilvania.