quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Religião

Uma das consequências mais terríveis da educação religiosa é aumentar a tolerância das pessoas às coisas ilógicas e disparatadas.

Hoje um amigo meu, inteligente, culto e viajado, dizia-me que tinha ouvido uma conferência de um senhor – por acaso não cientista – que dizia que isto do aquecimento global era um exagero da esquerda, e que devíamos ter cuidado para não nos preocuparmos demais com o clima e esquecermos a pobreza do mundo.


Eu, que não me lembro quando foi a última vez que as companhias petrolíferas e a indústria automóvel se preocuparam com a pobreza do mundo, não tenho muito medo que a questão do aquecimento global os venha a distrair e acho delicioso que seja a extrema direita a trazer o problema da miséria e da desigualdade para a discussão.

Mas assutou-me ouvir o meu amigo a repetir disparates sobre o futuro.

E depois lembrei-me: ele é um católico devoto. De acreditar que a Nossa Senhora subiu a uma árvore em Fátima para dizer mal da Rússia a três pastorinhos analfabetos até acreditar que a indústria petrolífera tem medo que as preocupações ambientais distraiam o capitalismo selvagem dos problemas da miséria em que vive o Terceiro Mundo...

2 comentários :

Anónimo disse...

boa piada essa..extrema direita..apenas demonstra o desconhecimento que prolifera pela esquerda sobre a direita. mas pronto..

Filipe Castro disse...

:-) Quando digo "extrema direita" refero-me aos privilegiados que se estao nas tintas para os outros e sonham com um mundo onde eles serao a autoridade e viverao acima da lei, resolvendo os problemas com um telefonema a um juiz ou a um primeiro ministro (que eles elegeram e cuja alma compraram). Como as elites da Uniao Sovietica ou da Alemanha Nazi.