quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Finalmente um livro sobre ateísmo!


O livro «O Peter Pan não existe - Reflexões de um Ateu», da autoria de Onofre Varela, será lançado no dia 22 de Fevereiro, às 18h30m, na sede da Editorial Caminho (Av. Almirante Gago Coutinho, 121, em Lisboa).
O Onofre Varela participou, com os colaboradores portugueses do Diário Ateísta, nos Encontros Nacionais de Ateus de Dezembro de 2003 (em Coimbra) e de Setembro de 2004 (em Lisboa). O sítio original do «ateismo.net», actualmente suspenso, incluía alguns textos seus. Fez uma carreira de cartunista, o que explica a magnífica capa que se pode apreciar ao lado.
Num momento em que se publicam vários volumes sobre ateísmo no mundo anglo-saxónico e francófono (nenhum dos quais mereceu a atenção das editoras portuguesas, sabe-se lá porquê...), o livro do Onofre Varela vem suprir uma lacuna na nossa paisagem cultural. (Se não me falha a memória, é o primeiro livro português especificamente sobre ateísmo desde a morte de Tomás da Fonseca, em 1968...)
A apresentação do livro em Lisboa estará a cargo de um tal Ricardo Alves. Estais convidados.

2 comentários :

As Muitas Vidas ... disse...

Revelando as Religiões
As religiões são apenas superstições mais elaboradas. Mais elaboradas porque ao longo de sua formação seus criadores foram incorporando seus rituais, suas narrativas, primeiro orais, depois escritas, forjaram seus livros, sua doutrina, teologia, sua literatura, etc. As crenças foram perpetuadas através da doutrinação, repetição, usos, costumes e tradições.
Os livros sagrados de todos os credos são coleções de fábulas, mitologias, lendas e fragmentos de culturas antigas. A prova de que esses livros são mitologias está em seu próprio conteúdo fabulesco. Eram narrativas sujeitas àquela regra: quem conta um conto lhe acrescenta um ponto. Mais as supressões, adições, reinterpretações e recriações que esses textos foram recebendo. Não houve nenhuma revelação.
O Deus é um ser da mesma natureza dos deuses, semideuses, divindades, fetiches, xamãs, toténs, etc, etc, e todos são criações humanas. Todos os salvadores, messias, profetas e pregadores são os precursores dos atuais exploradores de nossa credulidade. Ainda assim, afastar de nossas mentes o Deus herdado desde o colo da mãe é uma tarefa impossível para muitos. Assis Utsch

As Muitas Vidas ... disse...

Alguns Livros de Minha Estante (I)

1. Deus Não é Grande
Christopher Hitchens
2. Carta a Uma Nação Cristã
Sam Harris
3. Por Que Não Sou Cristão
Bertrand Russell
4. Deus, Um Delírio
Richard Dawkins
5. A Perigosa Ideia de Darwin
Daniel C. Dennett
6. Tratado de Ateologia
Michel Onfray
7. (A) Origem das Espécies
Charles Darwin
8. Aprender a Viver
Luc Ferry
9. Em Que Creem os Que Não Creem
Umberto Eco e Carlo Maria Martini (cardeal)
10. Assim Falou Zaratustra
Friedrich W. Nietzsche
11. Crepúsculo dos Ídolos
Friedrich W. Nietzsche
12. O Código Da Vinci
Dan Brown
13. Teses da Existência e Inexistência de Deus
Charles Duclos (Mário Ferreira dos Santos)
14. O Príncipe
Nicolau Maquiavel
15. Os 100 Livros Que Mais Influenciaram a Humanidade
Martin Seymour-Smith
16. Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo
Jacques Attali
. . . . . .

127. O Diálogo (Extraído do livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo – de José Saramago)