O artigo que cortei e sublinhei ontem toca em vários pontos importantes. Primeiro, aquilo a que poderíamos chamar, sendo descaradamente arrogantes, a «superioridade moral» dos ateus (os únicos que se podem dizer honestamente altruístas...), contra a «imunidade moral» dos crentes (e, já agora, acreditar em «Deus», na História ou na Lei da Oferta e da Procura parece conferir um conforto psicológico muito semelhante). Segundo, coloca os ofendidos pela liberdade de expressão numa posição de heroísmo, o que os retira da sua humilhação/inferioridade auto-infligida. Terceiro (e o que mais me interessa desenvolver aqui) discorre sobre as instáveis alianças e oposições culturais na Europa contemporânea.
Concretamente: as guerras culturais europeias são melhor compreendidas como tendo três pólos (laicistas, cristãos e muçulmanos) do que dois (embora cada um dos pólos tenha tendência a «coligar» mentalmente os outros dois). A querela sobre o preâmbulo do Tratado constitucional europeu, por exemplo, «aliou» temporariamente laicistas e muçulmanos contra a ideia de uma construção política fundada, mesmo que apenas simbolicamente, no cristianismo. A crise dos cartunes juntou muçulmanos e cristãos nos seus «ses» e «mas» à liberdade de expressão, contra o laicismo e o seu direito à blasfémia (notar que em Portugal o campo dos que levantaram dúvidas à publicação das caricaturas uniu os extremos esquerdo e direito do espectro político através de Boaventura Sousa Santos e Jaime Nogueira Pinto, e passando por «centristas» como José Policarpo e Freitas do Amaral).
Evidentemente, os catetos deste triângulo geo-cultural não têm todos o mesmo comprimento. E cada um dos três vértices tem diferentes pesos demográficos, complexidade de organização interna, ou consciência de si próprio. Mas é um esquema mais útil do que as tradicionais dicotomias esquerda/direita, antiamericanos/francofóbicos, etc, para compreender parte do que se passa actualmente na cultura europeia.
2 comentários :
"cultura europeia"? O que é?
«"cultura europeia"? O que é?»
No texto em causa, é a conversa permanente nos media editados na Europa e/ou por europeus.
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