domingo, 1 de outubro de 2006

A sociedade transhumana

Há pessoas que já se estão a preocupar com as empresas que vendem embriões loiros (ou arianos, já não sei como era o anúncio), ou óvulos de atletas, ou de violinistas, etc.

Pode-se ler na internet coisas como: “The World Transhumanist Association is an international nonprofit membership organization which advocates the ethical use of technology to expand human capacities.”

E hoje ouvi uma entrevista, na telefonia, com um senhor que tinha medo que numa sociedade tão desigual como é aquela em que vivemos, os avanços da genética pudessem criar ainda mais desigualdades. Ou seja: que as élites um dia possam usar manipulações genéticas para terem filhos mais bonitos, mais altos, mais fortes, ou mais inteligentes.

Eu não pude deixar de me regojizar com a ideia. Só de pensar nas famílias reais inglesa, espanhola e portuguesa (para citar as que consigo identificar nos escaparates das revistas no supermercado), onde há tantas oportunidades para melhoramentos.

2 comentários :

no name disse...

sim, mas quem sabe se os filhos forem mais inteligentes, não saiam aos pais e promovam ao invés a igualdade de oportunidades! :-)

dorean paxorales disse...

Ricardo S.,

Só para citar o primeiro exemplo "republicano" que me vem à cabeça, eu não conheço a obra intelectual da filha do sr. (doutor?) Sampaio mas não me parece que tenha sido objecto ou sujeito de isenção de oportunidades.
E não é caso único.

P.S.: atenção às aspas.