É certo que um dia as percentagens de homens e mulheres venham a ser praticamente as mesmas em todas as profissões?
Ou será que, pelo contrário, haverá sempre certas profissões com mais mulheres (ou homens) do que outras?
E se houver realmente diferenças significativas entre as escolhas profissionais de homens e de mulheres, isso resultará de condicionamento social ou de predisposição biológica?
O vídeo acima aborda estas questões, e vale a pena.
7 comentários :
As perguntas são interessantes e deveriam ser discutidas sem tabus.
No entanto, esse documentário faz parte de uma série que defende, entre outras coisas, a ideia de a inteligência está associada à etnia / cor da pele.
Por outro lado, alguma da investigação bastante persuasiva que surge no documentário (como por exemplo a capacidade de prever a preferência dos bebés por brinquedos com base na concentração de testosterona dos mesmos) não sobreviveu às tentativas de reprodução dos resultados.
Vale a pena encarar esse documentário com bastantes reservas, mesmo que seja de recusar uma atitude dogmática face às perguntas feitas pelo post.
há diferenças óbvias, como as há em todo o mundo animal
e há mais mulheres como professoras do que homens é um trend dos últimos anos
Consegues explicar-me qual é a «série de documentários» de que este faz parte, João?
E indicar a investigação que não conseguiu reproduzir estes resultados?
Ricardo, a "série de documentários" de que faz parte chama-se "Brainwash" e podes encontrá-la precisamente na mesma conta de youtube onde esse vídeo está alojado.
O "documentário" que defende a ideia de a inteligência está associada à etnia / cor da pele está aqui: https://youtu.be/MOnQPXuU81Q
Quanto à investigação que não conseguiu reproduzir esses resultados, não me consigo lembrar ao certo onde vi isso. Quando tiver mais tempo livre procuro.
em todas as profissões? não estou a ver 50% na construção civil nem nos camionistas nem daqui a 100 anos e cabeleireiros não chegam aos 50%
É CERTO qwe um dia haja 50% de mulheres na universidade, de facto já ultrapassam esse dígito agora empregabilidade em todas as profissões é outro assunto
Enviar um comentário