- «(...) há uma vitória imensa de Bin Laden sobre todo o mundo ocidental e sobre os EUA, em particular, que todos temos vindo a sofrer e cujas consequências para as gerações futuras são, ainda, difíceis de imaginar. Bin Laden conseguiu converter em política da democracia norte-americana a espionagem e a recolha indiscriminada de dados privados de quase todos os cidadãos do mundo, norte-americanos ou não. E, sobretudo, Bin Laden conseguiu converter em politica da democracia norte-americana, com a conivência de diversas outras democracias, a tortura apresentada como método eficaz de combate ao terrorismo. (...)
- As revelações de Edward Snowden-Wikileaks mostraram-nos a todos como um poder, mesmo em democracia, actuando, na prática, em roda livre, pode durante anos e anos proceder à recolha de informação pessoal e privada de cidadãos de todo o mundo sem qualquer objectivo definido ou utilidade real. (...) Porque desmascararam abertamente estes procedimentos, não como terroristas em busca da destruição da democracia, mas como guerrilheiros da liberdade e da individualidade, Snowden está exilado na Rússia e Assange está exilado numa embaixada em Londres refém de duas democracias, a inglesa e a sueca, ao serviço da democracia norte-americana.
- Mas esta semana, a mais sinistra das vitórias de Bin Laden começou a revelar oficialmente as suas fragilidades, o que nos permite pensar que a tortura como política de um Estado democrático poderá estar irreversivelmente abalada: uma investigação do Comité de Serviços Secretos do Senado às actividades da CIA no combate ao terrorismo, que está em vias de ser tornada pública, ainda que parcialmente, permitirá demonstrar a falsidade da argumentação que defende a tortura como prática eficaz contra o terrorismo, argumentação esta que tem justificado que se ignore o princípio de que a tortura é um mal absoluto e que se ignorem as limitações à investigação decorrentes da moral ou da ética. (...)» (Francisco Teixeira da Mota)
«entre le fort et le faible, entre le riche et le pauvre, entre le maître et le serviteur, c’est la liberté qui opprime, et la loi qui affranchit.»
(Lacordaire)
Sem comentários:
Enviar um comentário
As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.