segunda-feira, 21 de maio de 2012

Marketing




Na ilustração lê-se «Precisa de concertar a janela? Ligue: 555-2984».
Uma sátira pertinente. Efectivamente, muito do Marketing serve para destruir valor.
Não necessariamente de forma ilegal, como na sátira apresentada, mas através da manipulação psicológica e emocional. É sabido e assumido que em algumas situações é objectivo do marketing criar necessidades inexistentes, objectivo que corresponde a uma destruição de valor. Participar nesse processo pode ser uma ocupação profissional legal, mas não deixa de ser imoral e vergonhosa.
Não sou da opinião que a lei deveria ser mais restrita por forma a impedir estas situações: são as pessoas que devem aprender como funcionam estas estratégias de manipulação, para que lhes possam resistir com eficácia.

2 comentários:

  1. Acho que se os anunciantes tem direito a fazer quase qualquer coisa, a sociedade deveria ter direito a se defender. I.e. deveria haver direito a criticar, a deconstruir, a nos rir, da publicidade. Mas não da publicidade em geral, senão das propagandas individuais. Assim deveriam haver programas nas tvs públicas dedicadas a criticar as propagandas, com humor a ser possível. E nas escolas deveria haver aulas dedicadas a desvendar às crianças as técnicas, armadilhas e enganos da publicidade, com exemplos reais e actuais.

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  2. Se Moncho,

    O problema dessas sugestões está nos detalhes. Por exemplo: existia uma cadeira no ensino secundário(?) dedicada à publicidade, mas funcionava ao contrário - eram as grandes empresas que a usavam para promover os seus produtos.
    Mas acredito que no ensino (e principalmente em casa) deve existir uma forte promoção do espírito crítico face a técnicas de controlo psicológico, que não se limite à publicidade mas à propaganda em geral.

    Para a ideia de um programa na televisão pública, ela deve ter apesar de tudo alguma autonomia, mas faço considerações análogas às anteriores.

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