- «Perante os cortes nos apoios estatais às escolas particulares com contrato de associação, constata-se que os tão proclamados méritos da iniciativa privada e da livre concorrência dependem, afinal, da existência de dinheiros públicos. Ao sugerir o seu encerramento caso estes apoios diminuam ou cessem (chegando a depositar caixões simbólicos na 5 de Outubro), esta rede privada de interesses demonstra bem a sua vocação natural para a subsídio-dependência e revela, no fim de contas, que o sector só saber viver - como pulgas no dorso de um cão - à custa dos contribuintes (...) Cego na sua ambição alarve, o movimento “SOS Ensino” é incapaz de reconhecer que o Estado tem a sua racionalidade própria, intrínseca ao cumprimento do princípio constitucional do direito à educação, o que pressupõe a existência de uma rede pública de escolas, capaz de garantir a adequada cobertura territorial e a necessária isenção ideológica ou doutrinária.» (Nuno Serra)
«entre le fort et le faible, entre le riche et le pauvre, entre le maître et le serviteur, c’est la liberté qui opprime, et la loi qui affranchit.»
(Lacordaire)
que os tão proclamados méritos da iniciativa privada e da livre concorrência dependem
ResponderEliminara maior parte delas não depende
ou depende de forma vestigial
as 93 escolas e os 45mil alunos
são parte dos alunos do privado
os lucros em muitas escolas privadas (colégio moderno excluido)
são muito inferiores a algumas destas escolas
capaz de garantir a adequada cobertura territorial e a necessária isenção ideológica ou doutrinária
ResponderEliminaraaah nem por isso todos os professores transportam as suas ideologias particulares e muitos pretendem inculcá-las nos seus alunos
a escola pública não é isenta
e tem compadrios despesismo e má-gestão