Eu sei que o assunto fede, mas há métodos que desqualificam quem os usa (e quem se aproveita deles), e a única maneira de prevenir o seu abuso futuro é denunciá-los no presente.
O ilustre bloguista Carlos Santos diz agora que «não me ofende mesmo nada o epíteto de "blogger de direita": de direita eu fui sempre, blogger de direita é que nem tanto». É de enaltecer tanta sinceridade, embora um pouco tardia. Realmente, de direita foi ele sempre, mesmo quando falava dos «nossos anseios e prioridades, enquanto esquerda moderna mas nunca envergonhada». De direita foi ele sempre, mesmo quando se preocupava com os direitos cívicos de Otelo Saraiva de Carvalho e dos detidos das FP-25. De direita era ele sempre, ainda quando alinhou (até outubro passado, note-se) num blogue oficioso de apoio ao PS, cujo manifesto proclamava que «grande parte dos colaboradores do SIMplex apoia a interrupção voluntária da gravidez; (...) a plena igualdade no acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo; a laicidade do estado e a liberdade religiosa» (todas causas e valores que seis meses passados combate de forma aberta e sincera, de catecismo católico na mão e proclamando a necessidade de «uma representação política que seja em simultâneo, assumidamente liberal na economia e conservadora nos costumes, [e] uma representação que desafie abertamente o laicismo de Estado, em nome da tradição social católica»). Pois. De direita era ele. Sempre. Só não era bloguista de direita. Estou esclarecido.
Ricardo,
ResponderEliminarHá duas coisas que não entendo na actual blogosfera: como é que alguém linka o 5 Dias ou este blogger Carlos Santos.
Ainda acabo por escrever um post sobre isto - sem links, claro... :-)
Joana,
ResponderEliminarnão ganhamos nada em ignorar quer um quer o outro fenómeno. Em ambos os casos, há lições importantes a retirar.
Sinceramente não sei quem é pior se ele ou se aqueles que o acolhem.
ResponderEliminarMas se calhar é por isso que a direita está a ganhar em toda a linha.
Eles são pragmáticos e não deixam que coisas estúpidas como principios e honra se metam entre eles e os objectivos que pretendem alcançar.
E vale a pena perder tempo com este energúmeno sim. Para mostrar até onde pode ir uma desculpa para ser humano quando lhe cheira a poder.
Também não entendo como o CS(ainda) está no CF. Acabará por sair.
ResponderEliminarQuanto ao 5 Dias, fia mais fino: arranjam sempre quem queira lá escrever por causa das audiências e quem lhes dê trela porque é ingénuo.,
GOOOOOOOOLLLLLLLLOOOOOOO..... Da Coreia do Norte, camaradas.
ResponderEliminarJoana,
ResponderEliminaro 5 Dias é uma das leituras mais elucidativas da blogo-esfera actual. E a sua popularidade também.
Wyrm,
ResponderEliminartotalmente de acordo.