sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O problema chama-se União Europeia

A (aparente) xenofobia dos trabalhadores britânicos chocou muitos portugueses. No entanto, a raiz do problema é a União Europeia, que através dos seus múltiplos tratados criou a famosa «liberdade de circulação» que permite às empresas contratarem trabalhadores para um país de acolhimento pagando salários (e até impondo as regras contratuais) dos países de origem. O que se passa com os trabalhadores portugueses, extrapolado, é semelhante ao que se passaria se as empresas portuguesas contratassem cabo-verdianos ou ucranianos pagando-lhes o salário dos países de origem. A nossa «maravilhosa» UE permite que se faça isso mesmo. Só que os cabo-verdianos do Reino Unido são portugueses.
A lição é a mesma de sempre: liberdade sem igualdade pode ser, muitas vezes, o direito do mais forte a oprimir o mais fraco. E foi isso que a UE instituiu com a sua liberdade de circulação sem iguais direitos laborais num continente com grandes disparidades salariais.

10 comentários:

  1. Ainda bem que eu sou anti União; sou a favor da "comunidade"!

    ResponderEliminar
  2. Cá se fazem, cá se pagam. O problema é a desenfreada ganância do sistema, e isto é por trabalhadores contra trabalhadores nesta Europa dos ricos e dos poderosos.

    ResponderEliminar
  3. Eliminei um comentário que configurava roubo de personalidade.

    ResponderEliminar
  4. Cá está uma das razões porque a esquerda jacobina não vai a lado nenhum. Toma-se de superioridade moral e fala dos maus, os capitalistas, contra os bons, os trabalhadores.
    Ou seja, se os trabalhadores britânicos têm ataques de xenofobia a culpa é dos "maus" - deles próprios é que não pode ser.
    A Europa dos ricos e poderosos?...antes da União europeia, constituída por governos eleitos democraticamente, sabemos que os poderosos e ricos eram mais poderosos, prepotentes e para resolver as disputas não se sentavam a uma mesa.

    ResponderEliminar
  5. Se calhar exagerei um pouco...mas na questão da "superioridade moral".

    ResponderEliminar
  6. João Moutinho,
    a xenofobia dos trabalhadores britânicos pode ser bem real. Eu não contesto isso. Simplesmente, o que se passa aqui é que a UE permite que os portugueses vão trabalhar para o Reino Unido com salários de Portugal, e isso é legal.
    Imagine angolanos em Portugal a ganharem salários de Angola, legalmente (repita-se), e compreenderá.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o Ricardo. os trabalhadores ingleses podem ser todos uns perfeitos hooligans, mas é o Barroso (e o Bolkestein) que lhes enfia miseráveis de um país mais pobre a roubarem-lhes o trabalho e a oferecerem-se por menos dinheiro.

    Não há comparação, acho eu, entre a imoralidade da xenofobia dos pobres e a imoralidade dos ricos, que mandam vir miseráveis desesperados para competirem com os ingleses e baixarem o preço do trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Não discordo da vossa linha de base de pensamento.
    Venho cá não só para "chatear" mas também para aprender ( e às vezes falar do D. Duarte).

    ResponderEliminar
  9. Que é feito do "a trabalho igual, salário igual"?

    P.S.: D. Duarte, pim!

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.