segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Meio milhão de mortos depois

  • «Houve informações que me foram dadas, a mim e a outros, que não corresponderam à verdade. Tive documentos na minha frente dizendo que o Iraque tinha armas de destruição maciça. Isso não correspondeu à verdade» (Durão Barroso; SIC)
E qual é a conclusão que se tira do caso? Alguém mentiu? Ou alguém quis ser enganado?
E da próxima vez? Durão aprendeu alguma coisa, ou faria o mesmo?

12 comentários:

  1. E,o tipo não é corresponsável pela matança e os negócios ílicitos?

    ResponderEliminar
  2. O ricardo nao pediu explicaçoes lá atras - mau sinal - no entanto parece me que elas sao fundamentais para compreender o problema europeu.

    Um estado que custa 50 por cento do pib é caro, muito caro, um estado que custa 80 é um estado e uma economia em sarilhos. Nenhuma social-democracia custa 80 por cento do estado. Entao como se chega a este numero obsceno?

    A economia começa a arrefecer. O desemprego aumenta. As despesas sociais crescem. A economia encolhe. Entramos numa espiral de decrescimento e desemprego. Se nao forem tomadas medidas os 80 passam eventualmente para 90 e os 90 passam para 100 e daqui para a frente é um festival com muito tango e mambo. É um zimbabwe, uma korea do norte. Mugabe pode estar nas tintas para o seu povo. Os governos suecos nao. Estao numa democracia e tem de prestar contas. Se nao houver mudanças o governo é castigado. O proprio marx chamou a atençao para os perigos de descurar a economia. A propria uniao sovietica passou por reformas economicas nos anos trinta, porquê? por que a economia pedia capital. Cuba fez o mesmo nos anos 90, inglaterra, nos anos 80, espanha e suecia nos anos 90. Hoje a suecia é mais social-democracia do que era nos anos 90. Há mais dinheiro na economia, os suecos ganham mais, o pib e o ppp per capita cresceram, os suecos consomem mais e o estado arrecada mais capitais via iva e irs.

    ResponderEliminar
  3. Acredito q tb tinha os relatórios do Sr Blix que diziam precisamente o contrário. O q aconteceu foi q a decisão estava tomada e havia a necessidade de produzir relatóruis q chegassem à conclusão desejada!

    ResponderEliminar
  4. Não foi o Barroso que reconheceu o regime do golpe de estado da extrema direita que derrubou Hugo Chavez juntamente com Aznar e Bush? :o)

    Nem o Kim Jong Blair!! :o)

    ResponderEliminar
  5. Mas, David Lourenço, então estamos de acordo? Pode haver crescimento economico sem se ter de roubar aos pobres? A Suécia continua a ser um país rico, com um sistema fiscal justo, com ricos mas sem pobres?

    ResponderEliminar
  6. Nao tenho nada contra o modelo sueco. Funciona. Ainda bem.

    Embora se amanha aumentassemos o investimento social para emularmos o modelo sueco, no dia seguinte a ecoonomia entrava em colapso. E por diluvio a classe media era liquidada. Leu o que eu escrevi sobre marx?

    Mas a suecia merece um exercicio especulativo.

    Nos ultimos 50 anos na geografia ocidental o ensino supreior massificou-se, hoje é universal.

    É esta a vantagem da europa, dos estados unidos, asia desenvolvida ante a concorrencia chinesa. Nao toco em aspectos macroeconomicos.

    É o ensino supreior. Mas o que temos em portugal é doses obscenas de professores, advogados, jornalistas. É um mau caminho. O que destaca a suecia, coreia do sul, japao, estados unidos, é a tecnologia, é a massa cinzenta. Tem de haver uma aposta na ciencia, é um lugar comum, mas o peso da tecnolgia na economia global dá um excelente fresco do potencial da hi tech. Os vencedores de hoje na educaçao e ciecnia sao os vencedores de amanha na economia. O caso da coreia do sul é eloquente. 8 em dez chegam à faculdade. Tem um ensino barato e altamente copmpetitivo. No campo da tecnologia há o esforço par estarem 5 6 passos à frente dos japoneses e 20 passos em relaçao aos europeus.

    ResponderEliminar
  7. E gostava de ler o seu comentario sobre o Marx. Onde é que está?

    (Sabe que eu, como o Karl Marx, não sou marxista...) :o)

    ResponderEliminar
  8. Quanto à aposta na ciência e na educação, de acordo. Quanto ao resto, terei que ler mais tarde. Agora tenho mais dois posts para fazer.

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.