tag:blogger.com,1999:blog-11334150.post4986974322074773298..comments2023-10-26T15:13:35.238+01:00Comments on Esquerda Republicana: Haja um governo que dê a volta a isto!Ricardo Alveshttp://www.blogger.com/profile/03801903003049105480noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-11334150.post-54668657542864618222011-02-04T12:49:07.641+00:002011-02-04T12:49:07.641+00:00Idealmente as estações de comboios não deviam loca...Idealmente as estações de comboios não deviam localizar-se no centro das cidades, pois isso implica uma diminuição desnecessária da velocidade com o consequente aumento na duração das viagens. A ligação ao centro<br />deveria ser assegurada pelos transportes locais – metros de superfície, autocarros, etc em função da topografia e urbanização locais.<br /><br />De facto, este é um exemplo em que os alemães falham, apesar de possuírem excelentes comboios e linhas. Por exemplo, as viagens de ICE (comboios rápidos, com características próximas dos TGV) são excessivamente demoradas porque têm de parar em inúmeras estações secundárias, além de que algumas das estações mais importante obrigam à perca de 30 ou mais minutos por má localização (por exemplo, a estação central de Frankfurt).<br /><br />Logo, independentemente da topografia de Évora e outras cidades do interior, não faz sentido pensar em construir a estação de comboio no centro das cidades.susskindhttps://www.blogger.com/profile/07390434231014784570noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-11334150.post-11801954776231110662011-02-04T12:11:18.975+00:002011-02-04T12:11:18.975+00:00Ricardo Alves,
apesar daquilo que você diz, muita...Ricardo Alves,<br /><br />apesar daquilo que você diz, muitas povoações situam-se sobre montes, mesmo no sul e litoral de Portugal. Casos de Évora, Beja, Braga, Santarém, e parte de Coimbra. Em todas essas cidades as estações de caminho de ferro situam-se um bocado longe do centro, enquanto que as estações de camionagem estão bem no centro.Luís Lavourahttps://www.blogger.com/profile/07913924552073821855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-11334150.post-30319032228725231162011-02-03T12:46:55.723+00:002011-02-03T12:46:55.723+00:00Lavoura,
o sul de Portugal e o litoral norte são s...Lavoura,<br />o sul de Portugal e o litoral norte são suficientemente planos para a ferrovia. Esse problema só se coloca para as linhas radiais norte (beiras e trás-os-montes).Ricardo Alveshttps://www.blogger.com/profile/03801903003049105480noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-11334150.post-2819063418176439662011-02-02T23:53:58.054+00:002011-02-02T23:53:58.054+00:00Concordo plenamente com a análise efetuada. Aposto...Concordo plenamente com a análise efetuada. Apostou-se em excesso nas auto-estradas em detrimento de outras opções, nomeadamente a ferroviária.<br />O eleitoralismo fácil, foi um dos fatores que nos levou à atual situação.<br />É mais fácil contruir uma estrada do que mudar mentalidades...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-11334150.post-33645831017314034032011-02-02T17:23:12.306+00:002011-02-02T17:23:12.306+00:00As comparações com a Europa em matéria de ferrovia...As comparações com a Europa em matéria de ferrovia parecem-me desajustadas, tendo em conta o relevo português. Há que compreender que Portugal é um país excecionalmente montanhoso (<i>aeusserst gebirgig</i>, como uma vez vi escrito num livro alemão) por padrões europeus. É muito difícil em Portugal traçar linhas férreas que sirvam as povoações, as quais em grande parte estão situadas no topo de montes. Por contraste, a Alemanha é praticamente toda plana e as estações ferroviárias alemãs situam-se praticamente sempre no centro das cidades. O comboio não se adapta bem a montes...Luís Lavourahttps://www.blogger.com/profile/07913924552073821855noreply@blogger.com