tag:blogger.com,1999:blog-11334150.post238471825298626815..comments2023-10-26T15:13:35.238+01:00Comments on Esquerda Republicana: Descubra Portugal enquanto há comboioRicardo Alveshttp://www.blogger.com/profile/03801903003049105480noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-11334150.post-70076062995870514452011-02-07T02:37:52.322+00:002011-02-07T02:37:52.322+00:00O custo de substituição das peças numa locomotiva ...O custo de substituição das peças numa locomotiva é também muito superior por km a uma camioneta, todo o sistema relacionado à combustão deve ser examinado há revisões periódicas, do sistema de injeção (filtro de combustível, regulação das cremalheiras, bicos injectores,na admissão e exaustão de ar (turboalimentador, escape, aftercooler, filtros de ar),na câmara de combustão grande desgaste de anéis e camisa...e estas peças não são feitas em massa e deixaram de ser fabricadas em Portugal<br /><br />não se desenvolve um sistema de transportes no vazio<br /><br />e na ausência de cargas<br /><br />mármores de Estremoz....etc<br /><br />minérios quase todos em Neves Corvo<br /><br />minas de Aljustrel (fechadas)<br />Panasqueira, Urgeiriça<br /><br />Sapec? Quimigal, Estarreja, Covilhã?<br />Indústria madeireira segue via camião<br />Celuloses muito poucochinha vai via rail (fretes elevados)<br /><br />Percebem o conceito de falta de cargas?<br /><br />e dos custos?<br />maquinista do último escalão a 3000 por mês<br />mais ajudante a 2000 ou 2500<br />mais pessoal do sector de carga de 1500 a 2000 mais custos dos chefes<br />obviamente os fretes são caros<br /><br />camionista mais ajudantes a ?The Mother of Mothra of ALL Bubbleshttps://www.blogger.com/profile/00914653786653650421noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-11334150.post-30641167997003223292011-02-07T02:22:44.824+00:002011-02-07T02:22:44.824+00:00E os autarcas não pediram e obtiveram vias rápidas...E os autarcas não pediram e obtiveram vias rápidas e auto-estradas<br /><br />Não haveria outra solução: ao invés de encerrar, tornar estas linhas atractivas, verdadeiras alternativas ao automóvel?<br /><br />não porque a alternativa não é ao automóvel<br /><br />é ao camião<br /><br />na Alemanha linhas secundárias chegam a transportar 100 a 200 mil toneladas por semana<br /><br />em Portugal...entendido?<br /><br />não? não faz mal<br /><br />o automóvel permite opções<br /><br />o comboio tem destinos fixos<br /><br />a alternativa seria o transporte de mercadorias<br /><br />os cereais alentjanos seguiam dos silos da EPAC em ÈVORA e BEJa para Lisboa e Faro<br /><br />hoje a farinha segue via camião por auto-estradas várias<br /><br />entendido?<br /><br />idem para as 40mil tones de laranja algarvia<br /><br />fizeram-se opções cavaquistas e guterristas sobre a rodovia<br /><br />obviamente encerrem-no<br /><br />uma locomotiva com 100toneladas de carruagens atreladas gasta <br />meia tonelada de diesel num percurso curto<br /><br />leva 30 ou 40 palermas<br />fica a 10 litros por palerma<br /><br />40 palermas fazem o mesmo percurso em 2 camionetas diárias<br /><br />têm mais opções e sai mais barato<br /><br />sintomas de atraso são o novo riquismo automobilizadoThe Mother of Mothra of ALL Bubbleshttps://www.blogger.com/profile/00914653786653650421noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-11334150.post-49049169487234996352011-02-06T15:23:10.301+00:002011-02-06T15:23:10.301+00:00Comparando, por exemplo com a Alemanha, a utilizaç...Comparando, por exemplo com a Alemanha, a utilização que fazemos do comboio fica logo evidente sintomas do nosso atraso...Micael Sousahttps://www.blogger.com/profile/04210271642624158852noreply@blogger.com