quarta-feira, 1 de junho de 2011

diagnóstico estrutural ilustrado, 2/3

Continuando a discussão que iniciei aqui, vejamos agora quais os problemas associados à vertente I&D das exportações nacionais.

Comecemos pela "qualidade" tecnológica dos produtos que exportamos. Sabemos que tem sido feito um grande esforço no sentido de alterar o paradigma produtivo nacional, dando-lhe enfâse tecnológico (num rasgo de proto-política industrial que Portugal tanto necessita). Lentamente, esse esforço começo a dar alguns frutos, como podemos ver aqui (note-se que em plena crise este importante saldo se aguenta positivo):


Infelizmente, estes ganhos ainda são muito marginais e longe de serem auto-sustentáveis. Existe ainda uma enorme realidade que necessita ser transformada. Comparemos a nossa situação com o resto da Europa, seguindo um estudo recente do FMI, também discutido aqui. Primeiro, os dados que se seguem são organizados da seguinte forma,


ou seja, o posicionamento ideal fica no "primeiro quadrante". No que diz respeito às exportações de fabricação, no período 1995-2005, Portugal apresenta a seguinte distribuição:


que importa comparar com a da Alemanha:


Já no que diz respeito às exportações de serviços, no período 1995-2005, Portugal apresenta a seguinte distribuição:


que importa comparar com a da Alemanha:


Finalmente, o conteúdo tecnológico de diversas economias (o perfil português salta à vista),


Palavras para quê? Estas imagens provam como essencialmente inúteis quaisquer medidas com vista a baixar o custo do trabalho, seja a baixar salários seja com as propostas vazias relativas à TSU. Todas falham o alvo. Como já foi mencionado em cima, a aposta vencedora é claramente outra: o problema estrutural das exportações nacionais encontra-se na sua especialização produtiva. Necessitamos de um paradigma baseado em sectores de elevado valor acrescentado, de elevado conteúdo tecnológico, baseados no conhecimento e na investigação.

A pergunta que se segue é então óbvia: porque é que temos um paradigma errado no sector produtivo e exportador nacional?

1 comentário :

  1. parabéns está apurado para a final

    do próximo apresentador de gráficos

    só faltou umas slices di pie

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.