quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Em defesa dos direitos dos «anormais»

O cardeal Saraiva Martins diz que «a homossexualidade não é normal». Talvez não seja: é, sem dúvida, extremamente minoritária (5%?). Todavia, Saraiva não se justifica com o número. Diz-nos que é «anormal» porque um livro antigo fala de alguém que criou «homem» e «mulher», sem referência a gueis ou lésbicas. Tudo bem. Eu conheço o livro, e garanto que também nada diz de concreto sobre o celibato sacerdotal. É esse facto suficiente para chamarmos «anormais» aos sacerdotes celibatários?

De qualquer modo, é irrelevante que seja «normal» ou não. As pessoas têm o direito de sairem da norma, desde que isso não prejudique outrém. O Saraiva Martins também deve achar, creio eu, que o casamento entre divorciados, ou entre pessoas estéreis, é «anormal». Mas a questão certa não é essa. As questões certas são outras: prejudica-o? Afecta os seus interesses ou os do conjunto da sociedade? Não? Antes pelo contrário? Então, é bem. O mesmo para os casamentos entre homossexuais.

5 comentários:

  1. No que respeita ao casamento da paneleirada, eu não posso responder por D, Saraiva Martins, mas posso responder por mim (e a resposta apenas a mim vincula).

    Prejudica-o? – SIM!

    Afecta os seus interesses ou os do conjunto da sociedade? – SIM, MUITISSIMO!

    Trata-se de uma anormalidade? – SIM, SEM QUALQUER SOMBRA DE DÚVIDA.

    Por que não acha que devemos aceitar a institucionalização de tal anormalidade? –
    PORQUE A PANELEIRICE PODE TER CURA. PORTANTO, TRATEM-SE!

    Mas, os paneleiros representam algum perigo? – A JULGAR PELOS DISPARATES IDNECENTES QUE A MUÍDO FASEM NO MEIO DA RUA, TENDO EM CONTA A FORMA COMO TENTAM SALTAR PRO CIMA DOS VALORES E DA CULTURA DA SOCIEDADE, E OLHAM PRA A ARROGANCIA DO SEU DISCURSO… SIM, SÕS UM PERIGO AINDA MAL CALCULADO!

    ResponderEliminar
  2. 25 euros em como este zeca portuga é um homossexual recalcado.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo:

    O Zeca é uma pessoa completamente sã, mas preocupado com os doentes!

    ResponderEliminar
  4. Caro Zeca,

    Eu não acho que você deva reprimir a sua honestidade, mesmo que eu ache que ela é um bocado troglodita. Mas acho que não é preciso insultar as pessoas só porque não gosta delas. Há mil maneiras mais civilizadas de exprimir a sua raiva aos homossexuais.

    E já agora, com a maior das bonomias, gostava de lhe sugerir se o seu ódio aos homossexuais não terá que ver com impulsos recalcados.

    Não precisa de responder. Eu estou-me nas tintas porque não acho que a sexualidade das pessoas as defina de nenhuma maneira. Mas aqui, todas as manifestações de homofobia violentas têm acabado com escândalos monumentais: padres anti-gay na cama com matulões tem sido o dia a dia do Partido Republicano.

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.